NELSON GONÇALVES - 1982



O Melhor de Nelson Gonçalves
Disco em perfeito estado. Brilhando!
Capa novinha
Som Livre - 1982

Lado A
01. A Volta do Boêmio - (Adelino Moreira)
02. Pensando Em Ti - (Herivelto Martins / David Nasser)
03. Maria Bethânia - (Capiba)
04. Normalista - (Benedito Lacerda / David Nasser)
05. Fica Comigo Esta Noite - (Adelino Moreira / Nelson Gonçalves)
06. Hoje Quem Paga Sou Eu - (Herivelto Martins / David Nasser)
07. Renúncia - (Roberto Martins/ Mário Rossi)

lado B
01. Meu Vício É Você - (Adelino Moreira)
02. Negue - Adelino Moreira / Enzo Almeida Passos)
03. Mariposa - (Adelino Moreira / Nelson Gonçalves)
04. Nega Manhosa - (Herivelto Martins)
05. Escultura - (Adelino Moreira / Nelson Gonçalves)
06. Caminhemos - (Herivelto Martins)
07. Camisola do Dia - (Herivelto Martins / David Nasser)

Nelson Gonçalves nasceu em Santana do Livramento (RS) e mudou-se logo em seguida para São Paulo, onde foi morar no bairro do Brás. Foi jornaleiro, mecânico, engraxate e garçom, além de lutador de boxe na categoria peso-médio. Mesmo com o apelido de "Metralha", por causa da gagueira, decidiu ser cantor.
Isto mesmo! O cara era gago!
Começou sua carreira nos programas de calouros em São Paulo e depois no Rio de Janeiro, onde inicialmente era reprovado e aconselhado a desistir. Finalmente em 1941 conseguiu gravar um 78 rotações, que foi bem recebido pelo público. Passou a crooner do Cassino Copacabana Palace e assinou contrato com a Rádio Mayrink Veiga, iniciando uma carreira de ídolo do rádio nas décadas de 40 e 50 emplacando muitos sucessos como Meu Vício é Você, Maria Bethânia e a emblemática Volta do Boêmio.
No final da década de 50 envolveu-se com cocaína, chegando a ser preso em flagrante em 1965, o que lhe trouxe problemas pessoais e profissionais. Superada a crise, lança o disco "A Volta do Boêmio nº 1", um grande sucesso. Continuou gravando regularmente nos anos 70, 80 e 90, reafirmado a posição entre os recordistas nacionais de vendas de discos.
Não lembro quando comprei este disco, mas ele ainda tem o plástico de uma antiga loja aqui de Cachoeira do Sul, a Disco de Ouro que ficava no centro da cidade, na Rua Sete de Setembro.
- Recordar é viver!

2 comentários:

  1. Eu tenho esse disco! Meu pai tinha o hábito de assinar e por data nos discos que comprava, esse é datado de 23/05/82, então ouço desde criança, hoje me pertence, pois meu pai conseguiu uma outra coletânea em cd e fez pouco caso da bolacha! Agora é meu! Minhas prediletas são "Hoje quem paga sou eu" e "Pensando em ti". Foda!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho vários vinis do Nelson e do Orlando Silva, originais e em perfeito estado de conservação. Estou disposto a vendê-los.
    lu_cosine@hotmail.com

    ResponderExcluir

Participe! Envie um Comentário.