THE BEATLES - 1963


PLEASE PLEASE ME
Disco em perfeito estado de conservação com som ótimo
Capa um pouco castigada com encarte contendo miniaturas das capas de toda discografia dos Beatles em preto e branco.
parlophone - mono - produzido por George Martin

Lado A
1 - I Saw Her Standing There
2 - Misery
3 - Anna (Go to Him) (Alexander)
4 - Chains (Goffin/King)
5 - Boys (Dixon/Farrell)
6 - Ask Me Why
7 - Please Please Me

Lado B
1 - Love Me Do
2 - P.S. I Love You
3 - Baby It's You (David/Williams/Bacharach)
4 - Do You Want To Know A Secret?
5 - A Taste of Honey (Scott/Marlow)
6 - There's A Place
7 - Twist and Shout (Medley/Russell)

Please Please Me é o primeiro álbum gravado e lançado pelos Beatles. O álbum contém 14 canções, oito escritas por Lennon/McCartney. Em 2003, a revista Rolling Stone listou o álbum no número 39 na lista de 500 melhores álbuns de todos os tempos.
A Rolling Stone também colocou as canções "I Saw Her Standing There" (em 130) e "Please Please Me" (184) na lista de 500 melhores canções de todos os tempos.
É um dos meus prediletos tanto na discografia Beatles como em toda minha coleção. Sempre que pego meu violão para relaxar um pouco, com certeza canto umas duas do Please Please Me.

É preciso um pouco de imaginação para nos levar ao ano de 1963 e ao que acontecia no campo musical daquele tempo. O 1º LP dos Beatles, ' Please Please Me ( with Love Me Do and 12 Other Songs ), foi gravado em apenas um dia, e praticamente ao vivo. É incocebível para nós, hoje, com toda a tecnologia dos estúdios, ter um álbum gravado nessas circunstâncias. Hoje, um grupo leva mêses, as vezes anos produzindo um disco. Raros são os grupos que gravam um disco no intervalo de 1 ano. Na maioria dos casos levam 3 anos ou mais entre um disco e outro. Por isso temos que nos transportar para os anos 60 para entender como foi gravado 'Please Please Me'.
Naquela época, o que sustentava o mercado fonográfico eram os 'Singles', ou compactos, como eram conhecidos no Brasil. Cada grupo, ou cantor, era lançado no mercado com um single. Se fizesse sucesso, era lançado o 2º, ou 3º, até chegar na forma de LP. Ter um LP naquela época era um privilégio.
Os Beatles já haviam lançados 2 singles no início de 1963. 'Love Me Do' ( com 'P.S. I Love You' do outro lado ) e 'Please Please Me' ( com 'Ask Me Why' ). Ambos foram bem recebidos, especialmente 'Please Please Me', que alcançou o 1º lugar.
Óbviamente a gravadora 'Parlophone', da qual os Beatles eram contratados, viu neles uma possível mina de ouro, e um LP sério candidato a um 'Best Seller'. Mesmo assim o investimento em um grupo novo era pouco. Mal havia mídia e tampouco MTVs. Tudo era feito da forma mais natural, sem fabricação nem rótulos.
O LP foi lançado em 27 de Março de 1963 na Grã-Bretanha. Entrou no Top 10 no final do mês, e em 08 de Maio do mesmo ano alcançou o 1º lugar nas paradas, permanecendo lá durante 29 semanas. Nâo foi lançado originalmente nos Estados Unidos, pois naquela época, eram mercados bastante distintos.
George Martin conseguiu que um pequeno selo ( Vee Jay ) lançasse o disco na América, com pequena variação da ordem das músicas e capa diferente. Mas apesar do sucesso na Inglaterra, os Beatles ainda não conseguiram entrar na parada americana.
A famosa foto da capa, em que aparecem debruçados numa escada, foi tirada por Angus McBean na própria escadaria do prédio da EMI, na Manchester Square de Londres. A idéia da capa foi do próprio Paul ( como na grande maioria das capas do grupo).

(www.getback.com.br)

Minhas prediletas são Please please me, Anna, Boys e Do you want to know a secret, mas todas são impecáveis sejam elas de Lennon e McCartney ou de outros.
Quando me separei de minha primeira esposa, tivemos que dividir os badulaques, entre os quais, coube a ela a valiosíssima e completíssima coleção de discos de vinil dos Beatles e outras preciosidades que tínhamos. Desde então, corro desesperadamente atás dos discos que perdi na divisão de tão precioso espólio.
Acho que nunca vou recuperar tudo, no entanto, jamais contestaria o direito dela na divisão, pois quem valoriza e conhece um pouco da cultura fonográfica sabe o verdadeiro valor desse tipo de patrimônio e não tentaria "passar a perna" em outro colecionador.
O legal é que procurando pelos discos perdidos, acabei adquirindo outras preciosidades e dando um nova cara a minha coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Envie um Comentário.